top of page

Como tudo começou

 

O trabalho inicialmente foi concebido pelo grupo Bonecas Negras, na Associação dos Remanescentes de Quilombolas da Rasa, localizada no bairro da Rasa, em Búzios-RJ, onde se resgatou a prática do batizado de bonecas realizado no passado. Foi criada uma boneca específica para esse evento e, devido ao sucesso, o projeto se consolidou como gerador de renda.  O grupo trabalha, desde 2015, produzindo bonecas negras de tecido e promovendo a cultura afrodescendente tão rica no município de Armação dos Búzios.

Grupo Produtivo

O objetivo das integrantes sempre esteve diretamente ligado à preocupação que sentiam como cidadãs buzianas moradoras da península que não identificavam nenhuma representação da cultura quilombola e/ou caiçara nos movimentos culturais, eventos públicos ou ações sociais, tampouco sentiam-se integrantes da população de Búzios. Como verdadeiras representantes do movimento de empoderamento da mulher e do empreendedorismo social, arregaçaram as mangas e criaram o Grupo Produtivo Bonecas Negras. Com objetivo de resgatar a cultura buziana, dos pescadores, dos quilombolas e dos afro-descendentes, representando-os através de bonecos de pano, e com isso possibilitando a geração de renda através da comercialização dos produtos produzidos. Com o crescimento e fortalecimento do grupo, pessoal e coletivamente, diversas iniciativas foram se tornando necessárias e novas conquistas foram alcançadas.

 

Novos caminhos...

 

Atualmente, o Bonecas possui um ponto de venda na feira de artes da praça Santos Dumont, em Búzios, e seus produtos também são comercializados em outras lojas do município e na cidade do Rio de Janeiro, além de parceria com pousadas da região que contratam a prestação de seus serviços. Em 2018, receberam uma Moção de aplausos, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro,  pelo trabalho realizado e também formalizaram-se e constituíram a Associação Bonecas Negras, entretanto, acreditam que a maior das conquista é o significado que tudo isso desperta dentro das integrantes e de todos que conhecem o Projeto.

O trabalho realizado nos últimos anos, pela Associação Bonecas Negras, trouxe importantes parceiros, possibilitando abertura de novos pontos de venda, participação em feiras e capacitações, apoio logístico, doação de matéria prima e de máquinas industriais.

bottom of page